Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

REDE disputa o segundo turno com três candidatos a prefeito e quatro a vice

Em sua primeira eleição desde a aprovação do registro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Rede Sustentabilidade estará presente no segundo turno em sete diferentes cidades do país. A nova etapa do pleito acontece no dia 30 de outubro. Deste total, o partido entra em campanha com três candidatos a prefeito – dois deles à reeleição – e outros quatros concorrentes ao cargo de vice.
O segundo turno acontece nos municípios com mais de 200 mil eleitores, cujas chapas majoritárias não alcançaram a marca de 50% dos votos válidos mais um, conforme estabelece a Lei Eleitoral vigente. Já nas cidades com um eleitorado abaixo desse patamar, a disputa acontece apenas em um turno, nesse caso realizado no último domingo, 2 de outubro.
Nesse novo turno, a REDE contará com dois candidatos que tentam a reeleição. O atual prefeito de Macapá (AP), Clécio Luís, concorre ao cargo após ficar em primeiro lugar na votação do último domingo. Ele teve 44,59% dos votos válidos na capital do Amapá, que representam 95.129 eleitores. O desempenho foi superior ao do segundo lugar, com 26,37%.
Já no Espírito Santo, a REDE também tem o prefeito de Serra e candidato à reeleição, Audifax Barcelos. Em uma disputa apertada e bastante concorrida, Audifax obteve 43,71% do eleitorado (96.862 votos) e parte agora em campanha para o segundo turno.
No Paraná, o vice-líder da bancada da REDE na Câmara dos Deputados, Aliel Machado entra no segundo turno da campanha na cidade de Ponta Grossa. Em sua primeira candidatura ao Executivo, Aliel também já foi vereador e presidente da Câmara do município. Na eleição realizada no domingo passado, ele conseguiu angariar 28,15% dos votos válidos, correspondentes a 49.611 eleitores.
Candidatos a vice
A REDE também garante presença nesse segundo turno com outros quatro concorrentes a vice nas alianças programáticas firmadas com outras legendas alinhadas com os princípios e valores e compartilham um programa de governo em favor da população. Em Belo Horizonte (MG), o deputado estadual Paulo Lamac compõe a chapa majoritária junto com o candidato a prefeito Alexandre Kalil (PHS). Juntos, eles obtiveram 26,56% do eleitorado (314.845 votos) nesse primeiro turno.
Em Guarulhos (SP), o advogado e integrante do Elo Nacional da REDE, Alexandre Zeitune, também concorre como vice no segundo turno junto com o candidato a prefeito Gustavo Henric Costa (PSB), o Guti. A aliança programática REDE/PSB ficou em primeiro lugar no primeiro turno, com 34,54% (208.591 eleitores).
Já o vereador da REDE em Petrópolis (RJ) Thiago Damaceno concorre como vice da coligação que tem o atual prefeito da cidade, Rubens Bomtempo (PSB), como candidato à reeleição. Também em uma disputa apertada no primeiro turno, a chapa conseguiu 42,21% do eleitorado (63.402 votos) do município.
Do Rio Grande do Sul, vem o destaque feminino entre as candidaturas a vice da REDE. A advogada Gisele Uequed entra nessa etapa da campanha ao lado do candidato a prefeito Luiz Carlos Busato (PTB). A chapa formada por meio de aliança programática teve 37,30% dos votos válidos (58.616).
Balanço do primeiro turno
Só no primeiro turno e como partido político legalizado, a REDE elegeu um total de cinco prefeitos, dos quais três foram na Bahia, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Em território baiano, ganharam o pleito Sandro de Juca, em Brejões; Ricardinho, em Livramento de Nossa Senhora e Fábio Lago Sul, em Seabra.
Já o atual vereador Prado venceu a disputa pela Prefeitura em Lençóis Paulista (SP). O também vereador Dr. Adriano ganhou na cidade de Cabo Frio (RJ), onde a oposição tenta questionar a vitória do candidato da REDE na Justiça.
Além disso, a REDE elegeu 180 vereadores no país, após participar das eleições em 820 municípios brasileiros. O partido esteve no pleito com 154 candidatos a prefeito, 181 a vice e 3.449 concorrentes para as vagas nas câmaras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário