Partidos Verdes de todo o mundo estiveram reunidos nos dias 1 a 4 de Maio de 2008, no Memorial da América Latina, em São Paulo, Brasil.
O 2° Global Greens contou com mais de 1000 delegados de 80 países, incluindo consideráveis delegações da África e da região Ásia-Pacífico, bem como da Europa e Américas, participaram neste encontro emocionante onde os Verdes puderam discutir questões políticas voltadas para a sustentabilidade e dos desafios do aquecimento global.
A cerimônia de abertura, transmitida ao vivo pela internet, contou com a presença do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, além de lideranças verdes nacionais e mundiais.
Representantes de todos os Partidos Verdes subiram ao palco para passar uma mensagem acolhedora trazida de seus países, lembrando o desfile das Nações nas Olimpíadas. Por fim, o grupo infantil de capoeira Mizinga, fez uma apresentação de expressão cultural que misturou luta,dança cultura popular e música brasileira.
No decorrer dos quatro dias de congresso, o principal objetivo foi discutir um plano de ação no combate da crise climática para a próxima década, no qual Partidos Verdes e movimentos sócio-ambientais em todo o mundo pudessem trabalhar cooperativamente, mostrando o caminho a ser seguido aos governos e suas comunidades.
Este plano de ação Verde está traçado nas resoluções e declarações aprovadas no voto pelas delegações. Um dos mais importantes textos aprovado é intitulado de "21 pontos para o século 21."
Este documento define ações “Verdes” para todas as partes do mundo, onde políticas públicas podem ser pensadas a partir da proteção ambiental, para a promoção da justiça social e do diálogo intercultural.
Conheça o plano de ação dos Verdes Globais
Nenhum comentário:
Postar um comentário