Por. Luiz Rogério da silva
Há algumas semanas o Rio de Janeiro vem vivenciando umas das maiores operações militares já ocorridas no Estado. Em resposta aos ataques das organizações criminosas que tiveram início na tarde de domingo, dia 21 quando seis homens armados com fuzis abordaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha, na altura da rodovia Washington Luis.
Após oito dias de confrontos entre traficantes e policiais no Rio de Janeiro, as forças de segurança ocuparam neste domingo (28), terceiro dia de cerco, o Conjunto de Favelas do Alemão, um dos mais importantes redutos de criminosos da cidade. A ação coordenada de 2.700 homens das polícias Civil, Militar, Federal e do Exército assumiu o controle da comunidade em menos de duas horas, conseguindo prender suspeitos de envolvimento com o tráfico e apreender toneladas de drogas e dezenas de armas - tudo isso sem entrar em um longo confronto aberto. Fonte G1
Lamentável os acontecimentos que presenciamos em um dos mais belos Estado do Brasil, a atual crise de segurança pública no ESTADO do Rio de Janeiro se dá em um longo processo de omissão por parte do GOVERNO do ESTADO e um amplo processo envolvendo o crime organizado juntamente com pessoas das corporações militares e até mesmo governantes sem indole.
Necessitou-se chegar ao extremo caos e milhares de mortes para que o ESTADO agisse. Mas o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO não pode ser testado, a população das comunidades viviam com reféns de uma parcela de bandidos que sob a força das armas e do terror submetiam-se a esta realidade.
O Estado do RJ terá um enorme desafio pela frente, garantir a comunidade o estabelecimento vitalício da harmonia social, o combate a pobreza e uma melhor condição de vida. Por mais que exista o crime ele tem sua origem na falta de condições mínimas de sobrevivência e não podemos negar a omissão do ESTADO neste processo, pois uma vez que o sistema social cada vez mais trabalha com a lógica da desigualdade social seremos reféns de cenas como esta. Não será esta ação a verdadeira manutenção da paz, mas as medidas que serão implementadas a partir deste momento.
Com a tomada do controle pelo ESTADO e a prisão dos indivíduos responsáveis por um grande comercio ilegal de drogas e armas, o caminha agora consiste em trazer a região a PAZ que a muito tempo era apenas um sonho para a sociedade civil, a ocupação terá que persistir por parte das forças de segurança mas ao mesmo tempo será necessário um grande processo de revitalização das regiões com policiamento ostensivo. Meus sinceros votos de que esta iniciativa seja o começo de um grande processo de estabelecimento da PAZ na região.
"A pobreza antes era considerada obra de injustiça. O mundo moderno considera a pobreza incapacidade." (Eduardo Galeano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário