Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Luiz Rogério Participa do Primeiro Encontro dos Jovens RAPS teve como tema “Democracia e Participação Política”


Rede Ação Política pela Sustentabilidade - Jovens Rasp.


Aconteceu em São Paulo o “Encontro de Apresentação e Integração da 1ª turma de Jovens RAPS”. O evento, que aconteceu no The Hub São Paulo, contou com a presença dos Jovens RAPS, de fundadores da RAPS, entre eles Neca Setúbal, vice-presidente, Fernando Rei, conselheiro, e Ricardo Young, além de Valdemar de Oliveira Neto, parceiro da RAPS e membro da Fundação Avina.

O evento teve início com Marcos Vinícius de Campos, diretor executivo da RAPS, apresentando a Organização e o Projeto Jovens RAPS. Um dos pontos altos do encontro foi a dinâmica promovida pelo Prof. Humberto Dantas, que fez com que os Jovens se apresentassem e expusessem seus perfis políticos de maneira descontraída e interativa. A principal palestra da noite foi ministrada também por Dantas. Com o tema “Democracia e Participação Política”, Humberto expôs a relação atual dos jovens brasileiros com a política.

Baseado no estudo de Rogerio Schlegel, a palestra mostrou que, ao contrário do que se pensa, o aumento do acesso à educação no Brasil fez com que o interesse dos jovens pela política diminuísse. O intuito da RAPS é ajudar a reverter este quadro no país, ampliando e potencializando a participação dos jovens nas experiências de práticas políticas e de exercício da cidadania ao fomentar o surgimento de novos protagonistas na vida pública.

Projeto Jovens RAPS

O Projeto conta com a participação de 52 lideranças jovens, de diversas regiões do Brasil, com idade entre 18 e 30 anos, interessadas em participar da política e com disposição para promover ações em benefício do desenvolvimento sustentável no espaço da sociedade civil e na política institucional.

Interatividade
Por ter como base a cidade de São Paulo e saber que muitos Jovens não têm condições e tempo para comparecer aos eventos presencialmente, a RAPS transmitiu ao vivo os encontros com participação interativa aberta ao público.


Contribuir para a melhoria do processo político e da qualidade da democracia brasileira através da formação de líderes políticos comprometidos com os valores e princípios da ética, transparência e sustentabilidade, do fomento à amizade cívica entre lideranças de diferentes partidos e ideologias, do fomento à cultura política e à democracia participativa e do fortalecimento institucional da agenda da sustentabilidade visando à construção de um Brasil mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.

Site. http://www.raps.org.br/jovens-raps

Será mais um espaço importante para o debate e troca de experiências desta juventude que tem como referencia a sustentabilidade e o compromisso com o Futuro.

O projeto Jovens RAPS é formado por 52 potenciais lideranças, entre 18 e 30 anos, interessadas em participar da política e com disposição para promover ações em benefício do desenvolvimento sustentável no espaço da sociedade civil e na política institucional. O objetivo da RAPS com este projeto é ampliar e potencializar a participação dos jovens nas experiências de práticas políticas e de exercício da cidadania, fomentando o surgimento de novos protagonistas na vida pública.

A RAPS acredita que a formação é fundamental para estimular a participação dos jovens brasileiros na vida política da sociedade, pois eles têm dificuldades para encontrar espaços de liderança dentro dos partidos políticos. Estes tendem a privilegiar, em seu processo de “renovação”, jovens pertencentes a famílias de tradição política ou personalidades populares, como as “celebridades”, desestimulando a participação de novos atores.

http://www.raps.org.br/2013/03/20/conheca-o-projeto-jovens-raps



Nenhum comentário:

Postar um comentário